Os contos de fadas influenciam na vida das crianças?

September 20, 2016

 

 

Os contos de fadas são histórias que sempre exerceram grande fascínio, por estimularem a imaginação das crianças e conduzi-las a um mundo mágico. Despertam para uma aprendizagem intuitiva e abrangente no seu modo de imaginar e perceber o mundo que vivem.

A primeira grande influencia, e muito positiva, é despertar o interesse pela leitura, uma vez que o mundo da fantasia é muito atraente e divertido para os pequenos leitores.

Os contos despertam: a arte de ouvir, de interpretar, de se organizar no tempo e no espaço, ampliam o processo criativo, aumentam o vocabulário e ainda podem induzir a se fazer comparações entre a vida real e a imaginária. Através deles será possível perceber que realmente existem: os medos, os desejos, as frustrações, o ódio, mas que também existe um lado amoroso, gentil, bom e humano.

Este tipo de texto também auxilia na formação da personalidade, uma vez que através dele é possível discernir o que é real do que é imaginário. As mensagens dos contos abordam e reafirmam valores sociais muito importantes bem como: o bem prevalecendo o mal, as boas atitudes, o respeito ao próximo, a caridade, etc. A identificação com os personagens ajuda no desenvolvimento e nas elaborações para a resolução de conflitos e situações de desencontro, intriga, inveja e sofrimento. A mensagem final é, a meu ver, a pura verdade: para se chegar a um final feliz, sempre é necessário enfrentar muitas dificuldades, com humildade, sabedoria, coragem e fé.

Muito vêm se discutindo sobre as influências dos contos de fada nos dias atuais, é fato que estes contos contribuem de maneira significativa para a formação moral do sujeito e de suas idealizações, por este motivo, acabam por refletir nos modelos sociais a serem seguidos. Geralmente mostram a imagem de mulheres submissas, boazinhas, sem ação que espera que um príncipe venha salvá-la. Essa influência pode ser negativa, ou melhor, não corresponder ao modelo de comportamento feminino dos tempos atuais, mas para tanto, vale fazer um paralelo e uma reflexão do tempo em que as histórias foram escritas e o padrão exigido hoje. Muitos autores já estão reescrevendo os contos de fada onde as princesas e as fadas são guerreiras e não mais personagens passivos. Nos contos o príncipe é o herói que salva a princesa e resolve todos os problemas, muita responsabilidade para os meninos? Vale aproveitar essa ideia e dizer que lhes que podem pedir ajuda, que devem ser corteses e respeitosos com todos.

Por fim, acredito que é de extrema importância que os contos de fada estejam presentes na sociedade e façam parte do universo infantil através de livros, filmes, peças teatrais, etc. dessa forma estaremos garantindo que essa fonte de inspiração tão rica possa ajudar a transformar a fantasia em realidade.

Os contos de fadas são histórias que sempre exerceram grande fascínio, por estimularem a imaginação das crianças e conduzi-las a um mundo mágico. Despertam para uma aprendizagem intuitiva e abrangente no seu modo de imaginar e perceber o mundo que vivem.  

A primeira grande influencia, e muito positiva, é despertar o interesse na leitura, uma vez que o mundo da fantasia é muito atraente e divertido para os pequenos leitores.

Os contos despertam a arte de ouvir, de interpretar, de se organizar no tempo e no espaço, ampliam o processo criativo, aumentam o vocabulário e ainda levará a se fazer comparações com a vida real e a imaginária, para perceber que realmente existem: os medos, os desejos, as frustrações, o ódio, mas que também existe um lado amoroso, gentil, bom e humano.

Este tipo de texto também auxilia na formação da personalidade, uma vez que através dele é possível discernir o que é real do que é imaginário. As mensagens dos contos também reafirmam valores sociais muito importantes bem como: o bem prevalecendo o mal, as boas atitudes, o respeito ao próximo, a caridade, etc. A identificação com os personagens ajuda no desenvolvimento e nas elaborações para a resolução de conflitos e situações de desencontro, intriga, inveja e sofrimento. A mensagem final é a meu ver, a pura verdade para se chegar ao final feliz, sempre é necessário enfrentar muitas dificuldades, com humildade, sabedoria, coragem e fé.

Muito vem se discutindo sobre as influencias dos contos de fada nos dias atuais, é fato que estes contos contribuem de maneira significativa para a formação moral do sujeito e de suas idealizações, por este motivo, acabam por refletir nos modelos sociais a serem seguidos.Geralmente mostram a imagem de mulheres submissas, boazinhas, sem ação que espera que um príncipe venha salvá-la. Essa influência pode ser negativa, ou melhor, não corresponder ao modelo de comportamento feminino dos tempos atuais, mas para tanto vale fazer um paralelo e uma reflexão do tempo em que as histórias foram escritas e o padrão exigido hoje. Muitos autores já estão reescrevendo os contos de fada onde as princesas e as fadas são guerreiras e não mais personagens passivos.

É de extrema importância que os contos de fada estejam presentes na sociedade através de livros, filmes, peças  teatrais, etc. dessa forma poderemos garantir que essa fonte de inspiração tão rica possa ajudarmos a transformar a  fantasia em realidade.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Você cobra boas notas do seu filho? Cinco passos para ajudar seu filho a lidar com as pressões escolares.

June 9, 2019

1/7
Please reload

Posts Recentes