A importância da brinquedoteca na educação infantil

November 27, 2018

 

 

 

 

 

 

A brinquedoteca funciona como um espaço organizado para entreter e ao mesmo tempo oferecer experiências educativas ao público infantojuvenil. Possui uma grande diversidade de brinquedos educativos, para ajudar a desenvolver noções básicas de aprendizagem, tais como: habilidades sensoriais, motoras e sociais.

Desde os primeiros meses de vida a criança já pode brincar e participar de lugares que tenham finalidade lúdica, o importante é que este seja próprio para cada faixa etária O bebê, por exemplo, precisa explorar o ambiente e objetos que instiguem seus sentidos e contribuam para seu desenvolvimento motor. Nesta fase são estimulados pelos sons, cores e texturas. O uso dos tapetes é ótima opção para aqueles que ainda não sentam, mas manipulam e exploram os diversos tipos de acessórios e brinquedos que deverão estar ao seu redor. Quando conseguem ficar sentados já examina melhor os artefatos com as mãos e pode perceber suas diferentes formas, lados, cores, sons e utilidades. Aos poucos vai ampliando suas descobertas. Começa a apertar os botões, bater, sacudir para provocar barulhos, encaixar, desencaixar, empilhar peças e por aí vai, se divertindo e sempre aprendendo algo novo.

Várias atividades podem ser realizadas neste local onde a criança pode brincar livremente ou em atividades dirigidas por um profissional bem criativo, capaz de seduzir, inspirar e educar. Vale ouvir histórias, imitar, dramatizar, dançar, cantar, jogar, bagunçar e arrumar, e até relaxar. O ambiente deve ter mobiliário próprio, fantasias, tapetes, jogos, livros, sons, brinquedos bem coloridos e outros materiais lúdicos para ajudar no desenvolvimento infantil.

Serão os profissionais capacitados que irão transformar e aprimorar a brinquedoteca para que ela não se torne apenas um depósito e para tanto os brinquedos devem ser mantidos limpos, organizados e sempre renovados. É muito frustrante para a garotada pegar um brinquedo quebrado ou que não funcione como esperado, é importante também observar a indicação dos brinquedos para cada idade, bem como separar pequenas peças e itens pontiagudos que possam apresentar algum risco durante a brincadeira.

Ter uma brinquedoteca na escola é fundamental para garantir que a criança brinque durante este ato a criança se define como sujeito e cria seus próprios projetos, aprende a experimentar, se comunicar, inventar e compartilhar.

O valor do "brincar" no desenvolvimento infantil é imensurável, de forma divertida a meninada é exposta às experiências que enriquecem o conhecimento, ampliam as habilidades, desenvolve a autoestima, segurança, comunicação e ainda permitem a elas estimular seu raciocínio lógico, despertar para novos interesses e a fomentar expressões pessoais e interações sociais.


Ester Chapiro- psicopedagoga da Central de Professores- Soluções Pedagógicas

 

 

Gostou do conteúdo?

 

Deixe aqui seus comentários, eles são muito valiosos para contribuir para a complexidade deste tema.

 

 

Quer saber mais?

Entre em contato contato@centraldeprofessores.com.br ou

zap 988387524

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Você cobra boas notas do seu filho? Cinco passos para ajudar seu filho a lidar com as pressões escolares.

June 9, 2019

1/7
Please reload

Posts Recentes