top of page

Os 8 motivos para seu filho ir mal na escola:

Atualizado: 27 de nov. de 2023

O desenvolvimento infantil pode não ser marcado somente por vitórias, não é raro os pais serem chamados nas escolas para ouvirem que seu filho não está tendo o resultado esperado, ou então receberem boletins com muitas notas baixas. Antes de entrar em desespero procure encontrar as causas do problema.

Os aspectos orgânicos, psicológicos e emocionais bem como os fatores ambientais precisam ser considerados e avaliados.

Selecionamos aqui 8 motivos mais comuns dos baixos resultados na escola.

Criança dormindo sobre a mesa, na sala de aula.
Sono durante a aula. Qual é a causa?

1 – Problemas orgânicos: Cheque primeiramente se há alguma deficiência de visão, de audição, no sono, na alimentação, nos aspectos neurológicos que normalmente são identificados pela constante sonolência ou agitação, dor de cabeça, enjoo, desequilíbrio, etc. O pediatra é o profissional indicado para solicitar os exames específicos para uma investigação mais aprofundada, ele mesmo poderá tratar ou indicar um especialista para assistir a criança. Atenção algumas doenças como anemia e falta de vitaminas dificultam a aprendizagem. O uso de alguns medicamentos também podem atrapalhar o processo. Converse com o pediatra e tire todas as suas dúvidas quanto a saúde do seu filho.


Aluno angustiado por não conseguir aprender.
Tristeza, angustia, medo, o que está impedindo o aprendizado?

2-Emoção a flor da pele: As crianças possuem características e desenvolvimento diferentes, umas são mais inibidas, outras mais falantes, umas mais sensíveis e outras mais ansiosas. Às vezes, um fato que não parece nada grave para uns, pode causar impactos na vida de outra criança. Portanto, uma briga em família, mudança, perda de um parente ou animal de estimação podem prejudicar o rendimento escolar do aluno. Fique atenta aos fatos recentes.

3- Conteúdos jogados: Cada vez mais as escolas querem mostrar qualidade no ensino e acabam por exceder no nível e na quantidade de conteúdos para cada faixa etária. Os conteúdos são dados porém não são devidamente fixados, a aprendizagem não ocorre o aluno vai acumulando frustrações e a bola de neve só vai aumentando.

Aluno não consegue resolver questão.
A falta de base é a causa para resolver questão complexas

4- Falta de base: Uma criança pode ainda não ter se desenvolvido de forma suficiente para adquirir determinado conteúdo enquanto outra da mesma idade pode ter êxito, isto porque o processo de desenvolvimento ocorre de forma desigual em cada indivíduo. Pode também não ter aprendido conteúdos necessários para uma nova aquisição. Neste caso buscar um ensino individualizado para dar maior base ao aluno pode ser a solução.


5- Falta de estímulos: Valorizar as novas aquisições de aprendizagem, estimar a escola e o conhecimento, bem como aguçar a curiosidade e o interesse da criança é fundamental. A criança percebe quando os pais não confiam na escola e não tem bom relacionamento com os profissionais envolvidos. Lembre-se que deve haver parceria no processo educacional.


Um aluno com dificuldade de aprender
Não dá para ser feliz com baixo rendimento escolar.

6- Falta de supervisão e suporte: É necessário supervisão e suporte constante dos pais ou de um adulto qualificado nas tarefas de casa.

A autonomia de cada criança deve se estabelecer aos poucos, Se deixarmos a cargo dos pequenos, fazer os deveres de casa, trabalhos, estudar, organizar material e fazer um programa de estudos, provavelmente o resultado não será muito bom.

7- Não saber estudar: Não ter um ambiente calmo, iluminado e reservado para os estudos em casa, não ter horários e programa de estudos predeterminados, não saber estudar sozinho separando, por exemplo, as ideias principais das secundárias, não praticar exercícios podem também ser a causa do baixo rendimento escolar.


8- Não estar feliz: Gostar da escola, dos professores e ter amigos é muito importante, quando a criança não está feliz não aprende.


Este texto foi útil?

O que você achou desse artigo?

Inscreva-se no blog e deixe seu comentário.

Se quiser saber mais, mande seu comentário, que responderei com prazer, ou entre em contato conosco para encontrar soluções alinhadas as suas necessidades.


Abraços,

Ester Chapiro

Consultas online, Consultório Tijuca e Botafogo

21988387524.



183 visualizações0 comentário
bottom of page