top of page

A importância da brinquedoteca na educação infantil

Atualizado: 24 de nov. de 2023

A importância da brinquedoteca na educação infantil

A brinquedoteca funciona como um espaço organizado para entreter e ao mesmo tempo oferecer experiências educativas ao público infantojuvenil. Possui uma grande diversidade de brinquedos educativos, para ajudar a desenvolver noções básicas de aprendizagem, tais como: habilidades sensoriais, motoras e sociais.

Desde os primeiros meses de vida a criança já pode brincar e participar de lugares que tenham finalidade lúdica, o importante é que este seja próprio para cada faixa etária O bebê, por exemplo, precisa explorar o ambiente e objetos que instiguem seus sentidos e contribuam para seu desenvolvimento motor. Nesta fase são estimulados pelos sons, cores e texturas. O uso dos tapetes é ótima opção para aqueles que ainda não sentam, mas manipulam e exploram os diversos tipos de acessórios e brinquedos que deverão estar ao seu redor. Quando conseguem ficar sentados já examina melhor os artefatos com as mãos e pode perceber suas diferentes formas, lados, cores, sons e utilidades. Aos poucos vai ampliando suas descobertas. Começa a apertar os botões, bater, sacudir para provocar barulhos, encaixar, desencaixar, empilhar peças e por aí vai, se divertindo e sempre aprendendo algo novo.

Várias atividades podem ser realizadas neste local onde a criança pode brincar livremente ou em atividades dirigidas por um profissional bem criativo, capaz de seduzir, inspirar e educar. Vale ouvir histórias, imitar, dramatizar, dançar, cantar, jogar, bagunçar e arrumar, e até relaxar. O ambiente deve ter mobiliário próprio, fantasias, tapetes, jogos, livros, sons, brinquedos bem coloridos e outros materiais lúdicos para ajudar no desenvolvimento infantil.

Serão os profissionais capacitados que irão transformar e aprimorar a brinquedoteca para que ela não se torne apenas um depósito e para tanto os brinquedos devem ser mantidos limpos, organizados e sempre renovados. É muito frustrante para a garotada pegar um brinquedo quebrado ou que não funcione como esperado, é importante também observar a indicação dos brinquedos para cada idade, bem como separar pequenas peças e itens pontiagudos que possam apresentar algum risco durante a brincadeira.

Ter uma brinquedoteca na escola é fundamental para garantir que a criança brinque durante este ato a criança se define como sujeito e cria seus próprios projetos, aprende a experimentar, se comunicar, inventar e compartilhar.

O valor do "brincar" no desenvolvimento infantil é imensurável, de forma divertida a meninada é exposta às experiências que enriquecem o conhecimento, ampliam as habilidades, desenvolve a autoestima, segurança, comunicação e ainda permitem a elas estimular seu raciocínio lógico, despertar para novos interesses e a fomentar expressões pessoais e interações sociais.

Ester Chapiro- psicopedagoga da Central de Professores- Soluções Pedagógicas


O que você achou desse artigo? Inscreva-se no blog e deixe seu comentário.

Se quiser saber mais, mande seu comentário, que responderei com prazer, ou entre em contato conosco para encontrar soluções alinhadas as suas necessidades.


Abraços,

Ester Chapiro

Consultas online, Consultório Tijuca e Botafogo

21988387524.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page