• Ester Chapiro

6 estratégias poderosas para turbinar a aprendizagem

Seu filho estuda, estuda... mas parece que não aprende nada, na hora da prova não consegue demonstrar ter conhecimento do conteúdo e a nota é um desastre?

Isso se chama ilusão de competência e é muito comum. O aluno realmente estudou e acredita estar sabendo mas na hora de demonstrar não consegue.Isso acontece por que de fato não houve um aprendizado efetivo, por que a maneira de estudar não foi correta ou suficiente, é preciso mudar a forma de estudar para garantir aprendizado eficaz.

Escrevi este texto com objetivo de elucidar as melhores estratégias de aprendizagem.Criar habilidades de estudo é o primeiro passo e isso envolve planejamento, motivação, monitoramento, pensar em qual é a melhor forma de se aprender um conteúdo e estabelecer metas para garantir um aprendizado efetivo. O Desejo de aprender

é também uma habilidade que vai se desenvolvendo a medida que começamos a estudar algo que julgamos interessante ou importante aprender, daí vem a vontade de saber mais e mais,


Para turbinar a aprendizagem elenquei estas seis (6) poderosas estratégias que devem ser colocadas em prática imediatamente:


1- Metas são objetivos, qual seu objetivo geral? Vc já definiu sua meta?

Melhorar suas notas, passar direto?

Entrar numa boa faculdade pública através do Enem?

Passar num concurso Público?

Defina-a com maior riqueza de detalhes e coloque num lugar onde vc possa ver sempre!

Trace objetivos menores, como por exemplo, o aprendizado em cada disciplina.


2-Planeje! Crie um cronograma de estudos e seja rígido consigo mesmo, para cumprir o planejado.

Você pode fazer a mão ou usar sites e aplicativos para ajudar.

O Trello ou planilhas de Excel são ótimos.

Desta forma vc irá criar uma rotina de estudos e não deixará acumular matéria. Divida o tempo que tem pelas matérias a serem estudadas, levando em conta a importância de cada disciplina (ou o peso que ela tem na prova) e as suas dificuldades, estabeleça o tempo de 2 a 4horas, por dia, dependendo da necessidade.


3-Alterne as disciplinas e o tempo para descanso e outras atividades.

É fundamental deixar um dia do seu final de semana para descansar e se divertir. E noites bem dormidas também são imprescindíveis.


4-Pense em como você aprende, pesquisas mostram que aprendemos mais quando fazemos, então procure resolver questões e fazer exercícios. Uma dica que gosto é dar aula para vc mesmo explicando o que foi lido.

Para estar motivado, pense menos nas dificuldades e mais nos resultados que irá alcançar, visualize vc diante de sua meta, faça a cena e sinta a sensação de prazer. Sinta a felicidade de viver com sua meta atingida. Pense nos benefícios que ela te trará!


5-Sedimente seus conhecimentos fazendo uma lista do aprendizado do dia que realmente ficou em sua mente, esta Tb é uma forma de avaliar se seu estudo está funcionando bem.

Valorize as pequenas vitórias. Seja paciente e persistente!Pergunte sempre, e não fique com dúvidas. Não ouse em pedir ajuda se for necessário. Pense em quem pode te ajudar nesta situação?


6-Avalie e monitore suas estratégias e se for preciso replaneje suas atividades.


Gostou do texto? Deixe seu comentário!








Gostou do vídeo, então se inscreve no canal e deixe seu like!

  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Mente Aberta

Rua da Conceição, 105 sl. 401- Centro  - Rio de Janeiro

© 2016 por CENTRAL DE PROFESSORES