top of page

Aprenda a usar a técnica do INTERLIVING - Estudo intercalado e Melhore sua aprendizagem

Atualizado: 11 de dez. de 2023

Você já sabe da importância da rotina de estudo feita com planejamento e organização, portanto fazer um cronograma de estudos usando o estudo intercalado é de fato, uma das melhores opções para aumentar a produtividade

Técnica de estudo
INTERLIVING

em relação a aprendizagem.

O método de estudo é considerado por pesquisadores da área da educação um dos melhores que existe por isso é usado na grade escolar das escolas de ensino fundamental 2. Ele visa garantir a organização nos estudos, eficácia e facilidade no aprendizado.

.


Planner físico e post-it para tornar o cronograma funcional e adaptável


Como é a técnica?


Essa técnica consiste em distribuir os conteúdos que você irá estudar para, então, analisá-los em um mesmo período com organização.


Quais as Vantagens do método?


O método de rotação de matérias é ideal pra quem tem muita coisa para estudar, também vai te ajudar a evitar a procrastinação, pois você terá sempre algo novo para estudar a cada período de estudo.

Ao distribuir os conteúdos de maneira organizada, você irá aproveitar o tempo de estudo de forma mais eficiente, potencializando sua capacidade de concentração e absorção de conhecimento.

Dessa forma irá manter um ritmo de estudos mais dinâmico e irá evitar o cansaço, o tédio ou o desespero com apenas uma matéria por longos períodos de tempo.


Por fim, o método também permite que você potencialize suas revisões. Você terá

contato com o conteúdo mais de uma vez ao longo da semana, e dessa forma promoverá um aprendizado contínuo. Com isso, você vai estimulando, gradualmente, sua memória a rever e lembrar de determinado assunto estudado. Certamente dessa forma, as chances de esquecer o que aprendeu cairão bastante.


Modo de Fazer?

Para utilizar esse método, você pode dividir o seu tempo de estudo em blocos de tempo, por exemplo, duas horas para uma matéria, depois duas horas para outra matéria e assim por diante.

O importante é estabelecer uma ordem lógica e equilibrada para as matérias que você está estudando, de acordo com sua prioridade e dificuldade.

É preciso ficar atento nos seguintes pontos:

  • Estabeleça o tempo total que irá estudar por dia, esse período podemos chamar de ciclo. Ou seja, estabeleça seus ciclos de estudos, algo fundamental para a organização;

  • Determine quantas e quais matérias você precisará estudar naquele ciclo. Não é recomendado que a pessoa estude mais de 5 matérias, ou seja, 5 conteúdos, por ciclo;

  • Distribua o tempo que você tem para os estudos entre as matérias escolhidas. Adicione pequenas pausas em seus ciclos de estudos. Procure estudar pelo menos 1h cada uma das matérias e cuide para não ficar mais de 2h em cada uma delas.

Lembre-se de fazer pausas regulares entre os blocos de estudo para descansar e não sobrecarregar sua mente. Durante essas pausas, aproveite para se movimentar, beber água, alongar-se e relaxar, para que você possa voltar aos estudos com mais disposição.


O estudo com base no interleaving consiste em misturar questões de temas diferentes dentro do mesmo conteúdo ou mesmo estudar temas diferentes em um mesmo dia.

Ao aplicar o método de rotação de matérias em seus estudos, você terá uma abordagem mais completa e diversificada do conteúdo, o que pode facilitar o entendimento e a retenção das informações.


Experimente e adapte esse método de acordo com suas necessidades e preferências de estudo e me conta aqui como foi sua experiência.


Ester Chapiro- psicopedagoga diretora da Central de Professores- Soluções -Pedagógicas


Entre em contato conosco para encontrar soluções alinhadas as suas necessidades.

Abraços,

Ester Chapiro



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page