Sou filha mais velha e meus pais inexperientes se rendiam com facilidade aos meus desejos, fazendo muito do que queria a tempo e a hora, o que me deu uma infância aparentemente confortável. Não demorei a perceber os muitos prejuízos de uma vida indisciplinada. Tive muita dificuldade para mudar e me impor a determinados comportamentos.
Sempre digo: educar é difícil, mas reeducar é mais difícil ainda! Acabei me debruçando sobre o tema que fundamenta minha profissão.
A indisciplina realmente traz graves consequências, já na própria infância é possível vivenciar problemas quando não dominamos nossos desejos e impulsos. Sofremos conflitos internos, questões físicas e sociais.
O ideal é que os pais preparem os filhos para a vida, dizer não na hora certa e criar bons hábitos e atitudes serão ensinamentos extremamente saudáveis. O quanto antes os processos de organização interna e adaptação ocorrerem durante o desenvolvimento infantil, mais rápido se dará a assimilação de um novo conceito.
Às questões referentes a comportamentos morais, normas de condutas e disciplinas precisam ser apresentadas desde cedo e gradativamente, para que a criança possa processá-las, internaliza-las e no futuro aplicá-las sem sofrimento algum.
No início é preciso persistir para que a criança crie bons costumes, isso pode dar trabalho, mas valerá a pena investir, pois uma vez as regras internalizadas, a criança agirá com autonomia, ou seja, de forma consciente da prática de determinados preceitos que sem dúvida irão ajudá-lo em suas realizações pessoais. Atenção, a proposta não é robotizar o sujeito, bastante cuidado para não reprimir sentimentos e emoções, é importante respeitar a maneira de ser de cada um, sem perder de vista os objetivos educacionais.
Na vida adulta modificar velhos hábitos às vezes parece impossível, contudo, sempre dá tempo de acertar o passo, precisamos ser fortes para abolir estilos de vida destrutivos e criar uma boa rotina que garanta uma melhor qualidade de vida.
Ester Chapiro, Psicopedagoga da Central de Professores
Se quiser saber mais, mande seu comentário, que responderei com prazer, ou entre em contato conosco para encontrar soluções alinhadas as suas necessidades.
Abraços,
Ester Chapiro
Consultas online, Consultório Tijuca e Botafogo
21988387524.
Comments