top of page

Você sabe qual é a melhor forma de aprender?

Atualizado: 11 de dez. de 2023

O cérebro é capaz de processar as informações recebidas, analisá-las com base em uma vida inteira de experiência, e apresentá-las para nós em meio segundo. Nem o computador mais avançado do mundo é capaz de simular o processamento do cérebro humano.

A melhor maneira de aprender é estudando de forma ativa ou seja quanto maior o envolvimento com o conteúdo melhor o aprendizado.

Coaching- Aula particular
Como o nosso cérebro aprende

Aprender ativamente significa ter que pensar, entender e formar a própria opinião. Assim, através da prática, o aluno desenvolve diversas habilidades. Para os alunos, as vantagens da aprendizagem ativa são:

  • Desenvolvimento do pensamento crítico

  • Facilidade para reter o conhecimento

  • Maior motivação.

  • Estímulo à autonomia;

  • desenvolvimento da autoconfiança;

  • Maior facilidade para a resolver problemas;

  • Sentimento positivo de serem protagonistas do próprio aprendizado.

  • Melhores resultados acadêmicos de maneira geral

Faça anotações

Para facilitar os seus estudos e ajudar na fixação dos conteúdos, a aprendizagem ativa recomenda que o estudante faça anotações constantemente do que considerar mais relevante entre os assuntos que está lendo ou assistindo. Escrever é um excelente modo de fixar e aprender.

Além de ajudar a manter um resumo das coisas mais importantes das matérias, escrever com suas próprias palavras ajuda a manter os conceitos por mais tempo em sua memória, ajudando a elaborar as ideias e relacionar os conteúdos.


Faça e procure por perguntas

Uma das características mais presentes em pessoas sagazes é ser questionadora. Por isso, ainda mais importante do que prestar atenção em tudo o que está sendo estudado, é procurar por perguntas que ajudem a assimilar e compreender melhor os detalhes do assunto.

Faça mapas mentais

Traçar mapas é uma atividade que o ser humano faz há milênios na tentativa de compreender e dominar melhor os ambientes. Os mapas mentais também ajudam a entender matérias e áreas do conhecimento, porque traçam as características mais importantes que você estudou.

Além disso, os mapas mentais são importantes porque constroem relações entre as informações, fazendo com que o simples ato de construí-los já se torne uma parte importante do estudo de acordo com a metodologia ativa.


Pratique com exercícios

Dentre as várias ferramentas de ensino utilizadas, fazer famosas as listas de exercícios é uma das principais formas de fixação e aplicação dos conteúdos estudados.

Elas devem ser elaboradas seguindo uma sequência didática, ligando um exercício anterior ao próximo por uma continuidade lógica e, seguir uma crescente complexidade em grau de dificuldade. É claro que tudo dentro do contexto aprendido pelo aluno e observando suas capacidades e potencialidades.


Pratique com autoexplicação

A pratica da autoexplicação valoriza as dúvidas que surgem durante a leitura. Ela faz pensar, refletir, decidir. Ao se questionar, responder e resumir conteúdos, você já aplica a autoexplicação, que é considerada uma leitura interativa, que vai além de uma simples olhada no material. com suas próprias palavras para si.


Por fim, espero que tenha ficado claro qual é a melhor forma de aprender.

Me diz se conseguiu colocar em prática.

Vou ficar muito feliz de receber seu comentário.


Entre em contato conosco para encontrar soluções alinhadas as suas necessidades.

Abraços,

Ester Chapiro

3 visualizações0 comentário
bottom of page