- Ester Chapiro
O poder da autoestima

Se você tivesse que dar uma nota de 0 a 10 para você, que nota se daria?
Aí você começa a pensar... Na sua aparência física, nos seus relacionamentos, na sua capacidade de se comunicar e de se expressar, nos seus sentimentos e posicionamentos, no seu desempenho escolar e, principalmente, como os outros te veem.
Epa! A nota é de você para você mesmo, que conceito você tem de si próprio? É claro que o que os outros pensam sobre nós é importante, mas o que vale mesmo é o que você pensa sobre você e o quanto você se gosta. Difícil?
Sim, já deu pra notar que não é fácil, pois pra falar de autoestima é preciso nos conhecer muito bem, e sempre estamos nos descobrindo como sujeitos participativos no mundo, com nossos próprios posicionamentos. A boa notícia é que, sabermos aquilo que não queremos e o que não concordamos, já é meio caminho andado para o autoconhecimento. Outra questão que gostaria que você prestasse atenção é nos seus pontos fortes, naquilo que você sabe fazer bem.
Pense um pouco, perceba suas qualidades, sua bagagem de vida, seus objetivos pessoais, os caminhos que precisa percorrer e quem pode te ajudar.
Lembre-se que as escolhas são suas e é você que enfrentará os desafios do mundo.
Está pronto? Você acredita na sua capacidade de empreender o quer for necessário? Está preparado para tentar, experimentar, cair e encontrar energia pra levantar e recomeçar?
Pensando nisso tudo, dá pra ter mais clareza sobre sua nota? Dá pra sentir por quantas anda sua autoestima?
Se você é daqueles que desiste antes mesmo de começar, precisa resgatar sua autoestima para conseguir o que deseja, e talvez uma ajudinha profissional possa te auxiliar bastante. Resgatar a autoestima é fazer com que você acredite na sua capacidade.
Pessoas com autoestima elevada acreditam nas suas potencialidades e sabem como vencer obstáculos, embora percebam as dificuldades que poderão enfrentar, seguem em frente. Elas tentam, experimentam e podem até esmorecer. O importante é que encontram forças para se reerguer e nunca desistem de seus objetivos.
Promova cada vez mais seu auto conhecimento, use tudo que você tem a seu favor, acredite em você, nas suas forças, nas suas infinitas possibilidades de realização e seja muito feliz com suas escolhas!
Ester Chapiro-TeeCoach
Gostou do conteúdo?
Deixe aqui seus comentários, eles são muito valiosos para contribuir para a complexidade deste tema.
Sou Ester Chapiro- Psicopedagoga e Gestora de Desenvolvimento Humano
contato@centraldeprofessores.com.br
12 visualizações0 comentário