• Ester Chapiro

O poder da autoestima


Se você tivesse que dar uma nota de 0 a 10 para você, que nota se daria?


Aí você começa a pensar... Na sua aparência física, nos seus relacionamentos, na sua capacidade de se comunicar e de se expressar, nos seus sentimentos e posicionamentos, no seu desempenho escolar e, principalmente, como os outros te veem.


Epa! A nota é de você para você mesmo, que conceito você tem de si próprio? É claro que o que os outros pensam sobre nós é importante, mas o que vale mesmo é o que você pensa sobre você e o quanto você se gosta. Difícil?


Sim, já deu pra notar que não é fácil, pois pra falar de autoestima é preciso nos conhecer muito bem, e sempre estamos nos descobrindo como sujeitos participativos no mundo, com nossos próprios posicionamentos. A boa notícia é que, sabermos aquilo que não queremos e o que não concordamos, já é meio caminho andado para o autoconhecimento. Outra questão que gostaria que você prestasse atenção é nos seus pontos fortes, naquilo que você sabe fazer bem.


Pense um pouco, perceba suas qualidades, sua bagagem de vida, seus objetivos pessoais, os caminhos que precisa percorrer e quem pode te ajudar.

Lembre-se que as escolhas são suas e é você que enfrentará os desafios do mundo.


Está pronto? Você acredita na sua capacidade de empreender o quer for necessário? Está preparado para tentar, experimentar, cair e encontrar energia pra levantar e recomeçar?


Pensando nisso tudo, dá pra ter mais clareza sobre sua nota? Dá pra sentir por quantas anda sua autoestima?


Se você é daqueles que desiste antes mesmo de começar, precisa resgatar sua autoestima para conseguir o que deseja, e talvez uma ajudinha profissional possa te auxiliar bastante. Resgatar a autoestima é fazer com que você acredite na sua capacidade.


Pessoas com autoestima elevada acreditam nas suas potencialidades e sabem como vencer obstáculos, embora percebam as dificuldades que poderão enfrentar, seguem em frente. Elas tentam, experimentam e podem até esmorecer. O importante é que encontram forças para se reerguer e nunca desistem de seus objetivos.

Promova cada vez mais seu auto conhecimento, use tudo que você tem a seu favor, acredite em você, nas suas forças, nas suas infinitas possibilidades de realização e seja muito feliz com suas escolhas!

Ester Chapiro-TeeCoach


Gostou do conteúdo?


Deixe aqui seus comentários, eles são muito valiosos para contribuir para a complexidade deste tema.


Sou Ester Chapiro- Psicopedagoga e Gestora de Desenvolvimento Humano

contato@centraldeprofessores.com.br







  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Mente Aberta

Rua da Conceição, 105 sl. 401- Centro  - Rio de Janeiro

© 2016 por CENTRAL DE PROFESSORES