top of page

10 Atitudes que vão impulsionar o desempenho escolar de seu filho

Atualizado: 24 de nov. de 2023

Pesquisas mostram que algumas atitudes e comportamentos costumam ser fundamentais para um aluno ter sucesso nas notas.

Então seu filho já analisou como anda seu comportamento acadêmico?


E hoje vou te contar sobre as 10 atitudes que se o aluno tiver, irão garantir maiores resultados acadêmicos.


1. Frequência às aulas

Alunos que não faltam ou perdem aulas, ficam sempre por dentro do que está o professor está ensinando, ficam sabendo de alterações em datas de provas e trabalhos e não perdem nenhuma avaliação. Além do que, estabelecem uma relação mais próxima com o professor e com os colegas, o que será muito vantajoso na hora de estudar e tirar dúvidas.


2. Prestar atenção nas explicações do professor

Não adianta apenas ir às aulas é preciso prestar atenção no que está sendo discutido em sala.

Talvez seja mesmo preciso fazer um esforço, pois sei que vários pensamentos passam na mente na hora da aula, isso é normal... Uma boa estratégia para não perder o foco é anotar num papel um pensamento e cuidar dele num momento oportuno.

Ele tem que encarar o tempo da aula como uma oportunidade de estudar atentamente algum conteúdo, lembrar que é nesse momento que tem o suporte de um especialista no assunto (o professor!) para tirar suas dúvidas, aproveite-o ao máximo.


3. Participar é preciso

Não pode ter medo de fazer com perguntas, dar opiniões e propor. Isso enriquece o aprendizado e amplia sua capacidade de refletir e formar suas próprias opiniões sobre determinado assunto. Ah e detalhe os professores gostam muito de alunos que participam e demonstram interesse, pois assim todos ganham.


4. Tirar dúvidas

Não existe dúvida boba, e isso deve ficar claro para todos! Se seu filho for muito tímido provavelmente não conseguirá expressar as dúvidas em voz alta, na frente de toda a classe, peça,então, que tire-as com o professor ou com algum colega, em particular, antes ou depois da aula. Mas, lembre-se: a sua dúvida pode ser a mesma que a de muita gente.


5.Importante que faça todas as tarefas e atividades propostas

Por mais maçante e difícil que um trabalho ou atividade possa parecer, elas contribuem para o seu aprendizado, quando estamos resolvendo uma questão, pesquisando ou escrevendo um texto estamos consolidando nosso conhecimento e tornando efetiva nossa aprendizagem, ou seja, só com exercícios e prática aprenderemos de verdade. Então borá se empenhar e realizar tudo que o professor propor!


6. Ajude-o a criar uma rotina de estudos

É fundamental que o aluno se organize para ter uma rotina de estudos. Com metas que ele possa cumprir diariamente.

Lembre-o sempre de não esperar para estudar em cima da hora. Todo mundo sabe que, no fim do bimestre, as provas, os trabalhos e os seminários se acumulam e a vida do estudante pode virar um caos se ele não se organizar previamente.

Que tal fazê-lo se comprometer a estudar, isto é, tirar um tempinho todos os dias pra organizar seus materiais, ver os pontos nos quais tem dificuldade, adiantar algumas tarefas e revisar os conteúdos dados. Quando chegar o período das provas, ele ficará agradecido de ter feito isso.


7. Use a internet como ferramenta

Sem dúvida alguma a internet, se bem utilizada, é uma ferramenta poderosa para auxiliar o aprendizado. Possui inúmeros recursos, como softwares, blogs, videoaulas e grupos de discussão dos mais variados assuntos, disponíveis gratuitamente.

O que não pode acontecer é do estudante perder o foco e se distrair em redes sociais enquanto estuda, ele não pode cair nessa armadilha!

E fundamental que consiga equilibrar seu tempo entre diversão ou algo que g

era prazer imediato e a rotina de estudo que requer autocontrole para adiar o prazer.


Atenção não é necessário abdicar dos momentos de distração diária na internet, mas que tal diminuir o tempo gasto nisso e usá-lo para ler um artigo interessante, que tenha a ver com o que com o que foi estudado em classe, por exemplo?

Isso pode fazer toda a diferença na conquista de sua meta.


8. Tenha um hobby

Equilíbrio é a palavra chave, por favor, também não deixe seu filo ficar o dia todo em cima dos livros. O ideal é mesclar atividades para aumentar a capacidade de aprendizagem. Se dedicar algumas horas do dia (apenas algumas horas) a fazer o que lhe dá prazer: seja um exercício, tocar um instrumento, jogar videogame, fazer artesanato ou ir ao cinema com os amigos, ajuda a relaxar e descansar a mente para aprender mais.Vocês irão perceber que com planejamento e um pouco de disciplina dá pra contrabalançar estudo e lazer e os resultados serão muito gratificantes.


9. Mantenha uma rotina saudável

Nosso corpo é uma máquina incrível, mas que precisa estar bem cuidada para funcionar em seu pleno potencial.

Para ter boa performance acadêmica e manter sempre o cérebro afiadíssimo e pronto pra absorver novas informações,o estudante deve fazer uma alimentação saudável, beber água, praticar atividade física de 2 a 3 vezes por semana e super importante, dormir, no mínimo, 8 horas por noite.Poucas horas de sono comprometem muito o aprendizado.


10. Possua metas concretas

Ter objetivos claros e metas concretas ajudam muito o estudante a ter maior desempenho acadêmico. Por que quando mantemos o foco em algo que desejamos realizar ficamos otimista e mais focado na conquista desses objetivos. E, como consequência, nos tornamos mais empenhados para termos realizações.

lembre-se que seu filho precisa de ajuda para se planejar e também para cumprir o combinado, supervisione, pergunte e se interesse por seus resultados. Valorize as pequenas atitudes até que uma a uma seja restaurada,Dessa forma além de uma relação saudável, vocês construirão um caminho para um bom comportamento acadêmico que certamente é determinante para o sucesso escolar.

Tenho certeza que se você conseguir ajudar seu filho a clocar estas 10 atitudes em prática o resultado será transformador.


Que tal começar determinando suas metas para o futuro, escrevê-las em um papel e deixá-las sempre à vista pode ser uma maneira de instigar você a se esforçar mais e conseguir seus objetivos.



O que você achou desse artigo? Inscreva-se no blog e deixe seu comentário.

Se quiser saber mais, mande seu comentário, que responderei com prazer, ou entre em contato conosco para encontrar soluções alinhadas as suas necessidades.


Abraços,

Ester Chapiro

Consultas online, Consultório Tijuca e Botafogo

21988387524.


93 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page