top of page

Reforce a Mente com o Método ACTIVE RECALL

Atualizado: 11 de dez. de 2023

Você já estudou a matéria várias vezes e na hora da prova deu branco? Então, você precisa aplicar o método active recall (lembrança ativa) em seus estudos!


O Recall, ou retomada do conteúdo, recordação ativa, é uma estratégia extremamente simples e que apresenta, nas pesquisas, um excelente resultado para a aprendizagem e fixação do conteúdo.


Técnica de estudo
Método Active Recall

Essa técnica de estudo ativo, desafia sua memória a recordar o que você acabou de aprender. Segundo o active recall, reler o conteúdo de seu caderno ou livro não passa de uma ilusão de aprendizado, já que você apenas repete o conteúdo que está diante de seus olhos sem de fato aprender.


Um estudo publicado pela American Association for the Advancement of Science (AAAS) dividiu estudantes nos seguintes grupos:

  • Alunos que leram o material apenas 1 vez

  • Alunos que leram o material 4 vezes

  • Alunos que leram o material 1 vez e depois elaboraram um mapa mental

  • Alunos que leram o material e usaram o active recall

Os estudantes que fizeram active recall superaram até mesmo os alunos que leram o material 4 vezes! Inclusive, os participantes previram que o estudo repetido produziria a melhor retenção a longo prazo e que a recordação ativa proporcionaria o pior resultado. O estudo comprova que, na verdade, o oposto ocorreu:


Mas em que consiste essa técnica?


O recall consiste em retomar um conteúdo aprendido logo após o estudo. O ideal é que essa retomada seja de forma ativa ou seja, sem consultar o material.

Ao finalizar o estudo de um capítulo, o aluno deve retomar mentalmente ou verbalmente quais os conceitos importantes e só então passar para um novo objetivo de estudo.


Essa estratégia ajuda muito na consolidação da memória de longa duração, ajuda o aluno a identificar dúvidas e a poder resolvê-las de forma rápida, evitando então ilusão de competência.


Como aplicar a recordação ativa em seus estudos?


Passo 1: Após estudar a matéria da prova, elabore perguntas que testem seu conhecimento.

Passo 2: Feche o seu livro e comece a responder suas próprias perguntas! O objetivo é encontrar lacunas em seu conhecimento.

Passo 3: Volte ao seu livro ou resumo se você teve dificuldade de responder uma pergunta.

Passo 4: Com o livro fechado, pule as questões que você já respondeu e dê atenção às perguntas que você não conseguiu responder no passo 2.

Vale lembrar que essas respostas podem ser elaboradas tanto por escrito como em voz alta. A intenção é desafiar sua mente a lembrar algo por conta própria.


O active recall oferece de forma eficaz muitos benefícios para os estudantes que a utilizam, ele gera:

  • melhor entendimento e compreensão,

  • maior confiança e motivação ao lidar com temas difíceis;

  • maior capacidade de reter ideias mais complexas por períodos mais longos.


Portanto, se você está procurando maneiras de aumentar o desempenho acadêmico, considere seriamente a técnica de active recall hoje!



Entre em contato conosco para encontrar soluções alinhadas as suas necessidades.

Abraços,


Ester Chapiro



5 visualizações0 comentário
bottom of page