Você já estudou a matéria várias vezes e na hora da prova deu branco? Então, você precisa aplicar o método active recall (lembrança ativa) em seus estudos!
O Recall, ou retomada do conteúdo, recordação ativa, é uma estratégia extremamente simples e que apresenta, nas pesquisas, um excelente resultado para a aprendizagem e fixação do conteúdo.
Essa técnica de estudo ativo, desafia sua memória a recordar o que você acabou de aprender. Segundo o active recall, reler o conteúdo de seu caderno ou livro não passa de uma ilusão de aprendizado, já que você apenas repete o conteúdo que está diante de seus olhos sem de fato aprender.
Um estudo publicado pela American Association for the Advancement of Science (AAAS) dividiu estudantes nos seguintes grupos:
Alunos que leram o material apenas 1 vez
Alunos que leram o material 4 vezes
Alunos que leram o material 1 vez e depois elaboraram um mapa mental
Alunos que leram o material e usaram o active recall
Os estudantes que fizeram active recall superaram até mesmo os alunos que leram o material 4 vezes! Inclusive, os participantes previram que o estudo repetido produziria a melhor retenção a longo prazo e que a recordação ativa proporcionaria o pior resultado. O estudo comprova que, na verdade, o oposto ocorreu:
Mas em que consiste essa técnica?
O recall consiste em retomar um conteúdo aprendido logo após o estudo. O ideal é que essa retomada seja de forma ativa ou seja, sem consultar o material.
Ao finalizar o estudo de um capítulo, o aluno deve retomar mentalmente ou verbalmente quais os conceitos importantes e só então passar para um novo objetivo de estudo.
Essa estratégia ajuda muito na consolidação da memória de longa duração, ajuda o aluno a identificar dúvidas e a poder resolvê-las de forma rápida, evitando então ilusão de competência.
Como aplicar a recordação ativa em seus estudos?
Passo 1: Após estudar a matéria da prova, elabore perguntas que testem seu conhecimento.
Passo 2: Feche o seu livro e comece a responder suas próprias perguntas! O objetivo é encontrar lacunas em seu conhecimento.
Passo 3: Volte ao seu livro ou resumo se você teve dificuldade de responder uma pergunta.
Passo 4: Com o livro fechado, pule as questões que você já respondeu e dê atenção às perguntas que você não conseguiu responder no passo 2.
Vale lembrar que essas respostas podem ser elaboradas tanto por escrito como em voz alta. A intenção é desafiar sua mente a lembrar algo por conta própria.
O active recall oferece de forma eficaz muitos benefícios para os estudantes que a utilizam, ele gera:
melhor entendimento e compreensão,
maior confiança e motivação ao lidar com temas difíceis;
maior capacidade de reter ideias mais complexas por períodos mais longos.
Portanto, se você está procurando maneiras de aumentar o desempenho acadêmico, considere seriamente a técnica de active recall hoje!
Entre em contato conosco para encontrar soluções alinhadas as suas necessidades.
Abraços,
Ester Chapiro
Comentários