top of page

O uso de ÁUDIOS pra o estudo, funciona?

Atualizado: 11 de dez. de 2023

Aprender não é fácil: requer comprometimento e estratégia. Usando uma técnica específica ou um bom plano de estudos, vale a pena qualquer coisa que se adapte à sua motivação para aprender. Caso contrário, não será produtivo. Por isso, para quem está se preparando para provas, vestibulares ou concursos, vale também investir nessa técnica de estudo: o uso do áudio para complementar os estudos.


Técnica de estudo
Estudar ouvindo o conteúdo

Sim, o uso de áudios pra o estudo, funciona! Uma recente pesquisa provou que o uso de áudios para estudar pode ser um recurso eficaz para ajudar os estudantes a se prepararem para provas e concursos:

A pesquisa foi realizado com um grupo de estudantes universitários que se preparavam para concursos públicos. Os participantes foram divididos em dois grupos: um grupo que estudou com ajuda de áudios e outro grupo que estudou usando apenas textos. Ambos os grupos estudaram a mesma matéria e foram submetidos a um teste de conhecimentos no final do período de estudos.


Os resultados revelaram que o grupo que estudou com a ajuda de áudios áudios obteve notas significativamente melhores no teste do que o grupo que estudou usando apenas textos. Além disso, os participantes do grupo que se utilizou do áudio relataram sentir menos estresse e cansaço durante o período de estudos do que os participantes do grupo de texto.


Existem muitos motivos pelos quais estudar usando áudio pode ser eficaz na preparação para provas e concursos. Isso por que a informação auditiva ajuda a incorporá-la na memória de longo prazo. Além disso, ouvir informações pode tornar o processo de aprendizagem mais agradável e reduzir o cansaço, o que pode motivar os alunos a estudar por mais tempo. Porém cuidado com as distrações e lembre-se de tornar o seu estudo ativo para que não se perca com o tempo.


Muita gente acha que não dá pra aprender através de áudio, considerando principalmente que é difícil se concentrar no que ouve. Vamos deixar claro, que estudar por áudio é muito mais uma forma de inserir os estudos no seu dia-a-dia do que realizar uma análise aprofundada do conteúdo, por isso deve ser usado como um complemento na sua rotina de estudos.


 

Vantagens:


A grande vantagem do áudio é que você pode estudar a partir do seu telefone celular ou qualquer player de música e um fone de ouvido em situações onde ler é impossível ou desconfortável:

  • Arrumando a casa ou lavando pratos;

  • Em filas, no ônibus coletivo ou no metrô;

  • Em viagens de avião, carro ou ônibus;

  • Realizando atividades físicas;


Vamos dizer que seu nível de absorção durante o estudo normal (incluindo leitura ou aulas) seja de 80% por hora, e durante uma hora de estudo de áudio você absorve apenas 20%. Utilize como forma extra ouvir o conteúdo relacionado a prova, de alguma forma isso irá te orientar e contribuir com sua preparação sua preparação, o que já é uma grande vantagem.


 

O que você não vai conseguir estudar com áudio.

Algumas disciplinas e conteúdos, você só conseguirá estudar praticando.


Alguns exemplos :

  • Matemática e raciocínio lógico

  • Redação (a não ser algumas partes teóricas)

  • Física, química e outras ciências exatas

  • Outros assuntos que exijam demonstração e treinamentos práticos

Deixe para focar nessas disciplinas nas aulas, leituras e resolução de questões.


 

Atenção aos recursos de áudio.


Para obter os melhores resultados, os áudios utilizados para estudar devem ser de boa qualidade e devem ser selecionados cuidadosamente. Você pode gravar seus próprios áudios que devem ser claros, bem falados e devem conter informações relevantes e precisas. Além disso, é importante usar áudios que sejam fáceis de entender e que estejam de acordo com o seu nível de conhecimento, procure explicar para o que você entende de cada parágrafo, ou conceito por exemplo.

Busque MP3 e vídeos com conteúdos de qualidade e agregue mais qualidade ao seu estudo.

2 visualizações0 comentário
bottom of page